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CIDADES
Consórcio da Camargo Corrêa vence licitação de obras do trecho 1 do BRT de Salvador
Informação foi publicada no Diário oficial do Município.
Carlos Cavalcante Salvador - BA
Postada em 05/09/2017 ás 19h36 - atualizada em 06/09/2017 ás 15h36
Consórcio da Camargo Corrêa vence licitação de obras do trecho 1 do BRT de Salvador

Consórcio da Camargo Corrêa vence licitação





Previsão é de que obras do BRT comecem no 1º semestre deste ano (Foto: Divulgação / Prefeitura)


O consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda, foi habilitada pela prefeitura de Salvador, após licitação, para realizar as obras de implementação do trecho 1 do Bus Rapid Transit (BRT) da capital baiana. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Município.


De acordo com a publicação, o consórcio fará a "execução de obras de infraestrutura em área urbana, para implantação do 'trecho 1' do empreendimento 'Corredores de Transporte Público Integrado Lapa-Lip', com elaboração de projetos básico e executivo de engenharia". No Diário Oficial ainda consta que, após julgamento da Proposta Técnica e da Proposta de Preço, o consórcio obteve Nota Final (NF) igual a 99,20.


A obra foi dividida em trechos, com a finalidade de facilitar a implantação do BRT. O trecho 1 vai do Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a estação de integração BRT/Metrô Iguatemi. O investimento para a primeira fase é de R$ 408 milhões.


Já o trecho 2 terá 5,5km de extensão e segue da Estação da Lapa até o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade). Neste caso, serão construídas seis estações: Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim. As obras preveem também a implantação dos viadutos na Avenida Garibaldi e elevados paralelos nas Pedrinhas e Cidade Jardim.


Também está previsto no BRT o projeto de expansão, que vai do Parque da Cidade à Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Com 1,8 km, deverão ser implantados as estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que fará integração com outros modais.


 Polêmica


No início de junho deste ano, o processo de licitação da primeira etapa da obra BRT foi suspenso por meio de uma decisão liminar do juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador.


 O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Fábio Mota, informou na época que o pedido de suspensão foi protocolado pela empreiteira OAS, uma das mais de 20 empresas que apresentaram propostas para participar do processo licitatório. Ainda segundo o secretário, a OAS questionou uma suposta falta de repostas sobre dúvidas relacionadas ao processo licitatório.


Fábio Mota disse que a comissão de licitação esclareceu que a OAS entrou de forma intempestiva com pedidos fora do prazo e informou também que esses mesmos pedidos de esclarecimentos foram respondidos em outros momentos.


No dia 22 de junho, a liminar que suspendia a licitação do BRT foi derrubada, após pedido da Procuradoria Geral do Município (PGM). A decisão, conforme o executivo municipal, foi tomada pelo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Ivanilton Santos da Silva.





FONTE: Super Notícias
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